Tratamento de Gengiva

RECUPERE SEU SORRISO

Tratamento de Gengiva

Algumas bactérias presentes na boca podem causar inflamação na gengiva.

Gengivite

A gengivite são alterações inflamatórias leves e pequenas resultada do acúmulo de placa bacteriana pela escovação inadequada que podem causar inchaço e sangramento. Essa condição quando não tratada pode evoluir para a periodontite, doença inflamatória mais grave.

Gengivite

Algumas situações que podem facilitar a instalação de gengivite:

1. Uso de aparelho dentário fixo
  2. Próteses mal adaptadas
  3. Doenças sistêmicas crônicas, como diabetes
  4. Medicação que causam a diminuição do fluxo salivar

Para esses casos específicos específicas deve-se cuidar ainda mais das condições de higiene bucal, com técnica escovação correta, número de vezes diária uso de fio dental.

A gengivite pode não apresentar dor, porém alguns sinais e sintomas podem ser observados:

1. Gengiva inchada, vermelha, sensível ou com sangramento
  2. Gengiva recuada dos dentes
  3. Mau hálito ou gosto ruim na boca
  4. Presença de pus ao redor dos dentes
  5. Dentes com mobilidade

Periodontite

A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. A evolução dessa doença acomete os tecidos  de suporte (osso) ocasionando danos ireversíveis de reabsorção e retração gengival. Interferindo na saúde sistêmica, pois pode haver disseminação de bactérias via corrente circulatória para todo o corpo. Além disso, levar a perda dentária e resultados estéticos indesejáveis.

Periodontite

Retração gengival

Retração ou recessão gengival acontece quando a gengiva recua dos dentes deixando parte da raiz exposta. Pode ser causada por vários fatores e o tratamento ideal deve levar isso em consideração.

1. Força demasiada na escovação ou no uso de fio dental
  2. Apertamento dentário ou bruxismo
  3. Alimentação demasiadamente ácida
  4. Características genéticas
  5. Cuidados bucais ruins

O tratamento consiste em controlar a causa através de um correto diagnóstico e instituir medidas terapêuticas restauradoras ou cirúrgicas, bem como, mudanças de hábitos prejudiciais à saúde.

Sorriso gengival

Sorriso Gengival é uma exposição exagerada da gengiva que ocasiona desequilíbrio harmônico no tamanho dos dentes, interferindo insatisfatoriamente na estética. Isso acontece quando em sorriso máximo o lábio superior fica mais elevado mostrando grande parte da gengiva. O tratamento consiste em definir um diagnóstico correto que causa essa desarmonia e aplicar medidas cirúrgicas como remoção da gengiva e reposicionamento ósseo, definir tamanho dos dentes, aplicação de toxina botulínica. Cada escolha da técnica utilizada depende da queixa do paciente, da indicação de tratamento e expectativas de resultados.

Recuo da gengiva

Agende sua