Lentes de Contato Dental

RECUPERE SEU SORRISO

Lentes de Contato Dental

Lente de contato dental, vem se tornando cada vez mais popular, principalmente entre os famosos por tornar o sorriso mais atraente e com aspecto natural.

O QUE É, ANTES E DEPOIS, INDICAÇÕES, QUANTO CUSTA, DIFERENÇA ENTRE FACETA...

O que é lente de contato dental?

É uma fina lâmina de porcelana colada sobre os dentes com mínima invasividade e excelentes resultados estéticos.

vista das lentes de contato dental

Instalação das lentes de contato dental

Do que são feitas as lentes de contato dental?

Há dois tipos: as lente de contato dental com resina ou a faceta de porcelana. A escolha do material dependerá dos objetivos do tratamento.

Mock up

Em alguns casos, o paciente pode ter uma prévia de como ficará o sorriso após a colocação da lente de contato dental por meio da aplicação de uma resina impressa sobre os dentes naturais, sem que nenhum desgaste seja necessário. O material  é indicado para quem ainda não está seguro e gostaria de visualizar o resultado final antes de investir em laminados definitivos.

Quais as indicações das lentes de contato dental?

  •  Para corrigir imperfeições e alterações de formato e cor
  •  Para aumentar o tamanho dos dentes, se forem separados, também chamado de diastemas, proporcionando uma aparência natural e atraente
  •  Em dentes escuros, manchados, desgastados, com pequenas fraturas ou levemente desalinhados

Quais as contraindicações para o uso das lentes de contato dental?

  • Dentes com grandes restaurações
  • Dentes muito escurecidos pela dificuldade em chegar na cor almejada
  • Pessoas com bruxismo, que apertam e rangem os dentes.

Quando não é possível usar as lentes de contato dental, outros procedimentos podem ser indicadas para recuperar os dentes, como as coroas dentárias. Caberá ao cirurgião-dentista avaliar a melhor condição para o tratamento de cada caso.

Como é o processo para instalação das lentes de contato dental?

Depois de um exame detalhado de todos aspectos da face e boca relacionados, faz-se um correto diagnóstico e indicação do dentista para obter o que o paciente deseja. O processo é rico em detalhes para se alcançar um ótimo resultado estético. É possível o paciente visualizar o resultado final antes de iniciar o tratamento, algo extremamente importante para sua satisfação e correções ainda nesta fase. As fases da confecção e instalação das lentes de contato dental compreendem em um desgaste inicial dos dentes quando necessário, depois realiza-se um molde da boca do paciente, produção do material e finaliza-se com a  cimentação das peças ao dente que é feita de uma vez em uma única sessão de acordo com a cor escolhida.

Inicial lentes de contato dental Instalação das lentes de contato dental Instalação das lentes de contato dental

Quanto custa as lentes de contato para os dentes?

Este é o novo sonho de consumo em relação à estética bucal. As lentes de contato dental são lindas, resistentes e duráveis. Apresentam também uma grande vantagem na atualidade, apesar de ainda não serem baratas, custam hoje em dia metade ou até menos da metade que custavam há poucos anos atrás. É sempre bom lembrar que os preços variam dependendo do caso e do material escolhido.

​​As lentes de contato dental é um método seguro?

Um dos grandes avanços que ocorreu nas lentes de contato dental, além do material em si, foram os produtos de colagem do material ao dente. O que confere muita segurança aos profissionais e pacientes de que não haverá descolamentos. É importante que no exame inicial confirme a inexistência por parte
do paciente de hábitos de roer unhas, morder objetos ou ranger os dentes.

​Qual a diferença entre lente de contato e faceta dental?

Ambas são feitas de porcelana e indicadas para serem colocadas na frente do dente. Porém a necessidade de desgaste dental e espessura é um pouco maior na faceta. Como ela é muito resistente, você consegue fazer facetas extremamente finas, as chamadas lentes de contato. Apenas para facilitar o entendimento do leitor, podemos dizer que quando o trabalho tem entre 0,2 e 0,6 mm de espessura, podemos falar em lente de contato dental, acima dessa espessura, chamamos de faceta.

​São colocadas nos dentes da frente ou em todos?

É importante observar que antes de instalar as lentes de contato dental é necessário verificar se a cor dos dentes está adequada ou é necessário fazer um clareamento dental para não haver interferências estéticas. Geralmente são colocadas nos dentes da frente, porém em algumas situações pode ser necessário incluir os dentes do fundo para uma melhor estética final.

​Quanto tempo as lentes de contato duram?

As lentes de contato dental duram muitos anos pois são intimamente grudadas ao dente. Se sua gengiva sofrer alteração de altura (subir ou descer - retração) pode ser necessário fazer novamente. Como qualquer outro tratamento odontológico exige manutenções. É extremamente resistente a fratura mesmo sendo feitas em mínima espessura e com os novos materiais para união ao dente, não se soltam.

Cuidados após o procedimento

Após colocar a lente de contato dos dentes é preciso tomar alguns cuidados para não danificá-la:

  • Escovar os dentes ao menos três vezes ao dia
  • Passar fio dental ao menos duas vezes ao dia
  • Ir ao dentista anualmente
  • Não roer unhas ou morder objetos
  • Evitar alimentos que mancham os dentes, como café, chás escuros e vinho

Agende sua
consulta agora
mesmo.