Lente de contato dental: como funciona?

Lente de contato dental: como funciona?

O procedimento é um dos preferidos pelos famosos!

Quem não deseja ter um sorriso belo e harmônico? É isso mesmo, os tratamentos para aperfeiçoar os sorrisos evoluíram com o passar dos anos, atraindo cada vez mais brasileiros para os consultórios dos dentistas. Os dentes brancos e bem alinhados ganharam espaço entre os famosos e estão virando febre, superando até mesmo a cirurgia plástica. Dados da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) revelam um crescimento de 300% na busca por esses métodos nos últimos anos, enquanto que a média de crescimento de implantação de próteses de silicone e lipoaspiração alcança a média de 10% ao ano.

Indicação correta da técnica?

Todo o procedimento estético deve ser adequadamente planejado para devolver naturalidade do sorriso. Com os recursos disponíveis atualmente, é possível construir um planejamento digital com um novo desenho do sorriso e harmonia com a face, reproduzir através de impressora 3D os modelos dentários e imprimir os dentes finais colados na superfície de fora dos dentes para o teste na boca. Permitindo assim, que o paciente sinta confiança em como ficará seu sorriso ao final do tratamento antes de iniciar. Através desse correto planejamento, estabelece-se a necessidade ou indicação do desgaste dentário e a execução correta da técnica operatória para alcançar resultados desejáveis, bem como, a manutenção das condições de saúde bucal ao longo dos anos.

O que são lentes de contato dental?

Procedimento que se destaca é a implantação de lentes de contato dental, que são finas camadas de porcelana aplicadas aos dentes, que podem alterar sua cor, formato e tamanho. “A odontologia evoluiu muito com a introdução digital no dia a dia, permitindo uma melhora nos diagnósticos de doenças, maior previsibilidade nos planejamentos e precisão nas intervenções. Na área estética, conseguimos excelentes resultados com as lentes de contato que além de embelezar o paciente, fortalece os dentes e aumenta a proteção”, explica a especialista em Prótese Dentária e Reabilitação Oral, Ana Cristina Magalhães.

Como é feita a lente de contato dental?

Com cerca de 0,3mm de espessura, as lentes de contato são de porcelana e têm propriedades muito parecidas com as do esmalte do dente. O procedimento pode é realizado com até três sessões. “Primeiro fazemos a moldagem e o planejamento, depois fazemos uma prova para os ajustes necessários e, por fim, com o trabalho pronto, encerramos com a colagem”, explica a especialista.

Quanto tempo dura a lente de contato dental?

A manutenção da lente de contato é feita no próprio consultório, nas consultas de rotina. Sua durabilidade é alta, dependendo do caso e cuidado do paciente e quando necessário, o paciente poderá refazê-las ou simplesmente retirá-las no consultório odontológico.

Deixe um comentário