10 fatores para escolher uma clínica odontológica de qualidade

10 fatores para escolher uma clínica odontológica de qualidade

Quando você procura um dentista para confiar a saúde e a beleza dos seus dentes, é importante reunir o máximo de informações possíveis.  Se você ainda não tem convicção para escolher a melhor clínica odontológica, confira alguns fatores que a WIT Odontologia detalhou para você tomar a decisão correta.

1. Conheça a clínica odontológica

Navegar pelo site, acompanhar as redes sociais e ter acesso a outros meios de comunicação da clínica odontológica pode fornecer uma base preliminar de informações. Porém, o ideal para tirar melhores conclusões é fazer uma visita para observar mais detalhes de todos os ambientes do local.

2. Confirme a formação profissional e experiência clínica

Quando telefonar na clínica odontológica e agendar uma consulta, pergunte a recepcionista a qualificação do profissional, bem como, sua experiência clínica e se possui especialização indicada às necessidades do tratamento que está buscando. Se preferir pesquise no site do CFO (Conselho federal de Odontologia) ou peça para falar diretamente com o dentista. Veja como seria mais cômodo se escolhesse uma clínica odontológica com vários especialistas, interagindo nas áreas da odontologia, que pudesse realizar um tratamento integral, sem deslocamentos externos e com economia de tempo.

3. Observe a estrutura física e legalidade

Imagine o quanto é acolhedor encontrar uma clínica odontológica com ambientes agradáveis, devidamente limpos, iluminados, confortáveis, seguros e que atenda requisitos legais de funcionamento (alvará sanitário e responsável técnico).

4. Pergunte sobre as tecnologias inovadoras

Um fator importante é questionar quais serão as tecnologias utilizadas durante toda a jornada de atendimento do paciente.

Perceba o quanto seria interessante se já em sua primeira consulta fosse realizado todos os exames de diagnóstico (incluindo tomografia computadorizada, fotos da face e boca) em um centro de radiologia e imagem, localizado na própria clínica odontológica.

gráfico explicativoSaiba mais: Primeira consulta – atenciosidade, precisão e economia de tempo.

Pense na possibilidade de um tratamento moderno com alinhadores invisíveis e tecnologia 3D indicado, como alternativa para melhor aparência, ao invés de um aparelho fixo para tratamento ortodôntico.

Saiba mais: Aparelho invisível substitui o “aparelho dentário metálico” com conforto e estética.

Outro agregado tecnológico possibilita realizar a cirurgia de colocação de implante dentário guiado por computador, sem cortar a gengiva com bisturi e dar pontos na boca.

 

Saiba mais: Onde colocar implante dentário?

5. Procure por indicações ou referências

Encontrar um amigo ou parente que recomenda a clínica odontológica é, sem dúvida, um fator muito decisivo na escolha. A experiência positiva de alguém de confiança tem peso considerável. Procure também por recomendações ou avaliações comentadas na internet.

6. Perceba se há foco no cuidado à saúde

Observe se a clínica odontológica tem um conceito claro e humanizado de preocupação com os cuidados à saúde. E dentro desse pensamento procura restabelecer hábitos preventivos, normalizar a mordida e recuperar padrão estético de fala e sorriso. Não apenas restringindo o atendimento a um simples orçamento dentário.

7. Analise a relação de custo

A parte financeira costuma ser um fator decisivo para a escolha de uma clínica odontológica. A final de contas é preciso analisar se os custos e as formas de pagamento estão de acordo com seu orçamento, ou se é indicado esperar mais um pouco para realizar o procedimento. Para essa decisão não devemos considerar somente o preço final, já que isso pode expor sua segurança e cuidados à saúde.

8. Clareza nas orientações profissionais

Durante a primeira consulta, o profissional deve passar todas as orientações possíveis sobre o tratamento, transmitindo domínio de conhecimento e criando uma relação de confiança mútua.

Além disso, observe a forma com que trata os outros pacientes, funcionários e se há cortesia e paciência quando questionado sobre outras dúvidas não mencionadas.

9. Qualidade dos produtos utilizados

Questione sobre quais produtos serão utilizados no seu tratamento. O rigor técnico das empresas são diferentes e os protocolos de técnicas que são aplicados sofrem forte influência dos materiais.

10. Atendimento e prestatividade

Considere desde o primeiro contato com a clínica odontológica a preocupação no acolhimento do paciente. A maneira atenciosa de envolvimento e a prestatividade sincera garantem o devido amparo para concluir uma experiência de sucesso no tratamento.

Deixe um comentário